Por que o Dia Nacional em Memória as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é lembrado em 28 de abril?

A lei 11.121 de 25 de Maio de 2005 instituiu o dia 28 de Abril como sendo o "Dia Nacional em Memória as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho", no Brasil.
Pesquisando sobre o porquê da escolha desse dia obtive de vários sites a informação que em 2003 a OIT escolheu esse dia como sendo o "Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho" em alusão aos 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina nos EUA em 28 de abril de 1969, mas, em uma busca detalhada sobre o acontecido pude verificar que realmente existiu um acidente em uma mina nos EUA que vitimou 78 trabalhadores, porém ocorreu na madrugada do dia 20 de novembro de 1968.


A explosão ocorreu na Consol No. 9, uma mina de carvão em West Virginia, EUA, ficando conhecido como o desastre da mina Farmington, onde 21 trabalhadores foram resgatados e 78 morreram porque ficaram presos dentro da mina. As autoridades não conseguiram apagar o fogo, por isso, 10 dias depois da explosão, taparam a mina com concreto como uma última alternativa para extinguir o fogo, uma vez que, por meio de medições feitas pelas aberturas de ar não haveriam chances de terem sobreviventes. Os corpos dos trabalhadores só foram retirados em setembro de 1969, quase um ano depois, mas 19 deles nunca foram encontrados, a mina foi novamente fechada, desta vez para sempre, por conta do perigo de desabamento. O motivo da explosão nunca foi desvendado. Para mais informações sobre este acidente clique nos Link's abaixo:

E agora? qual a verdadeira historia por trás do dia 28 de abril?

Para responder a esta pergunta precisamos voltar nossa atenção para a América do Norte.
Na Convenção de 1984 do Congresso Canadense do Trabalho, a União Canadense de Funcionários Públicos no Comitê Nacional de Saúde e Segurança apresentou uma resolução recomendando a criação de um dia em memória dos trabalhadores mortos ou feridos no trabalho. A resolução foi prontamente acatada e a data escolhida foi 28 de abril, em homenagem a primeira lei abrangente de compensação dos trabalhadores, a "workers compensation act", que foi criada em 28 de abril de 1919 em Ontário, Canadá. A data foi reconhecida em 28 de abril do ano seguinte, onde foi declarado dia de luto no país.
Em dezembro de 1990 o governo federal do Canada aprovou uma lei declarando o dia de luto pelos trabalhadores, que foi oficializada em 1991, onde, pela primeira vez na historia este dia foi reconhecido como um dia de luto nacional pelas pessoas mortas ou feridas no trabalho.
Logo este movimento tomou o mundo: Em 1989 nos EUA a Federação americana do trabalho passou a reconhecer 28 de abril como "Workers' Memorial Day". Em 1996 foi declarado dia internacional de luto pela OIT, que em 2001 declarou o dia 28 de abril como o "Dia mundial da saúde e segurança no trabalho". Em 2002 foi declarado dia oficial nas Nações Unidas.
Hoje, este dia já e observado em cerca de 100 países, como Argentina, Bélgica, Bermudas, Brasil, Canadá, República Dominicana, Gibraltar, Luxemburgo, Panamá, Peru, Portugal, Espanha, Tailândia, Taiwan, Estados Unidos e Reino Unido.
Então, respondendo a pergunta, o dia 28 de abril foi escolhido pelos canadenses em honra a uma lei criada em 1919 que representou um avanço para a saúde e segurança no trabalho, o Canadá foi o primeiro país a reconhecer e adotar este dia como data nacional, em 1991.
O objetivo do dia é lembrar e honrar estas vidas perdidas ou feridas por causa do trabalho e renovar o compromisso em evitar novas mortes, lesões ou doenças, melhorando a saúde e a segurança no trabalho.
Caso queira Ler mais sobre o assunto deixo os link's abaixo:



0 comentários:

Postar um comentário

 

Anúncios